"Cão Sozinho" e "Porque Hoje é Sábado" selecionados em Clermont-Ferrand

Publicado a 04 dezembro 2025

Os filmes de Marta Reis Andrade e de Alice Eça Guimarães foram selecionados para a 38.ª Competição Internacional do Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand.

"Cão Sozinho" (2025, Portugal/França, ANI, 13′), produzida pela BAP – Animation Studios (Portugal) e coproduzida pela Ikki Films (França) é uma obra sensível e intimista que parte de uma história real de abandono e solidão: um cão é deixado sozinho em casa no momento em que o avô de Marta Reis Andrade atravessa a viuvez e ela regressa de Londres, sentindo uma profunda solidão. Com um estilo visual distinto e uma narrativa que alia memória e emoção, Cão Sozinho já coleciona prémios e reconhecimento internacional em países como Croácia, Kosovo, República da Macedónia, Finlândia, Grécia, Taiwan e Espanha.

"Porque Hoje é Sábado" (2025, Portugal/França/Espanha, ANI, 12′), produzida pelo Animais AVPL – Estúdio de Cinema de Animação (Portugal) e coproduzida por Studio Kimchi (Espanha), La Clairière Ouest (França) e Os Filmes do Pinguim – Estúdio de Animação (Portugal), retrata o conflito íntimo de uma mulher que luta para conciliar a vida doméstica com o desejo de evasão. Um filme de forte sensibilidade e densidade emocional, assinado por Alice Eça Guimarães, que consolida um percurso promissor no panorama da animação e do cinema de curta-metragem nacional. Entre os diversos prémios e menções especiais obtidos ao longo do percurso festival, ambos os filmes arrecadaram em novembro distinções internacionais que lhes garantem a qualificação para a pré-seleção dos candidatos aos Óscares 2026 na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação:


· "Cão Sozinho" venceu o Grande Prémio CINANIMA (Espinho, Portugal).
· "Porque Hoje é Sábado" foi distinguido com o Prémio do Júri de Melhor Filme no Concurso Internacional de Animação PÖFF Shorts (Talin, Estónia).


Estas seleções destacam a força do cinema português de curta-metragem no panorama internacional, celebrando narrativas e estilos que continuam a captar a atenção de audiências e jurados ao redor do mundo, confirmando a relevância de Portugal no cenário mundial do cinema de curta duração. O festival de Clermont-Ferrand é reconhecido internacionalmente como referência para o cinema de curta-metragem — em termos de prestígio, visibilidade e networking profissional. 

Acerca das oportunidade de networking profissional do festival, decorre o Mercado da Curta-Metragem de Clermont-Ferrand, um espaço fundamental para a divulgação do cinema português, que recebe todos os anos mais de 4.000 profissionais. A Agência da Curta Metragem voltará a estar neste mercado, tomando esta oportunidade para divulgar as obras representadas, como também apresentar as novidades do catálogo em distribuição.

Alto Patrocínio

Apoio

Membro fundador