A Agência da Curta Metragem prepara-se para marcar presença na 40.ª edição do FICG –Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, que se realiza de 6 a 14 de junho de 2025, no México.
Este ano, Portugal é o país convidado do FICG – Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, destacando-se como uma oportunidade ímpar para promover o cinema português no contexto ibero-americano.
A participação da Agência da Curta Metragem insere-se numa programação dedicada à cinematografia portuguesa, que inclui uma curadoria de obras contemporâneas de animação, assim como duas masterclasses sobre os processos criativos, dinamizada pelos realizadores João Gonzalez e Regina Pessoa, sobre os seus projetos mais aclamados internacionalmente. Regina Pessoa terá ainda uma retrospetiva de filmes com algumas das suas curtas-metragens, incluindo: "A Noite" (1999, Portugal, ANI7′), "História Trágica com Final Feliz" (2005, Canadá/Portugal/França, ANI, 8′), "Kali, O Pequeno Vampiro" (2012, Canadá/Portugal/França/Suiça, ANI, 9′) e "Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias" (2019, Portugal/Canadá/França, ANI/DOC, 13′).
O FICG é considerado uma das principais plataformas para a valorização, difusão e promoção do cinema mexicano e ibero-americano, sendo um evento de referência na América Latina. A presença da Agência da Curta Metragem reforça o compromisso com a internacionalização do cinema português e a criação de pontes culturais entre Portugal e o universo ibero-americano.
Mais informações sobre a programação específica e os filmes selecionados serão divulgadas em breve nos canais oficiais do FICG.
