Os filmes de Alice Eça Guimarães e Marta Reis Andrade foram os grandes laureados da categoria de filmes de profissionais da edição de 2025 do Prémio Nacional da Animação.
Na edição de 2025 do Prémio Nacional da Animação, o júri da competição de filmes profissionais — composto por Xavier Kawa-Topor (historiador de cinema de animação e presidente da associação francesa NEF Animation), Isabela Littger (realizadora e diretora de animação) e Rodrigo Goulão de Sousa (realizador e storyboarder) — distinguiu a curta-metragem “Cão Sozinho” (Marta Reis Andrade, 2025, Portugal/França, ANI, 13′) com o Prémio de Melhor Filme na categoria de filmes de profissionais.
Na mesma categoria, o filme “Porque Hoje é Sábado” (Alice Eça Guimarães, 2025, Portugal/França/Espanha, ANI, 12′) recebeu uma Menção Honrosa, tendo sido igualmente distinguido com o Prémio do Público. Na categoria de filmes de oficinas, o filme "Recordações Deliciosas" (2025, Portugal, ANI, 4′) — desenvolvida pelos utentes do Centro Rainha Dona Leonor, sob orientação das cineastas Maria Trigo Teixeira e Julia Benedyktowicz — recebeu também uma Menção Honrosa.
Os troféus entregues, concebidos sob a forma de brinquedos óticos, prestam homenagem a marcos significativos da animação portuguesa: os 40 anos de “Oh que Calma” e os 30 anos de “Fado Lusitano”, ambos realizados por Abi Feijó; os 20 anos de “História Trágica com Final Feliz”, de Regina Pessoa; e os 10 anos de “Amélia & Duarte”, realizado por Alice Eça Guimarães e Mónica Santos, com produção da Ciclope Filmes.
A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no domingo, 26 de outubro, às 17h00, na Casa de Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão.