"La Durmiente" e "Amanhã Não Dão Chuva premiadas no IndieLisboa

Publicado a 10 maio 2025

As curtas-metragens de Maria Inês Gonçalves e de Maria Trigo Teixeira foram premiadas no IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema.

A curta-metragem “La Durmiente” (2025, Portugal/Espanha, DOC/FIC, 20′), realizada por Maria Inês Gonçalves, que teve a sua estreia nacional no IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema, conquistou ganhou o Prémio Novo Talento McFly e o Prémio do Público da Competição Nacional de Curtas-Metragens do festival.

O júri composto por Mimi Plauché, Ricardo Teixeira e David Moragas, referiu que “Neste filme, o passado e o presente colidem com humor e intenção. A realizadora reflecte sobre a forma como a memória molda o nosso presente e convida uma nova geração a questionar o que herda. Com uma forte identidade visual e uma voz narrativa distinta, atribuímos o Prémio a Maria Inês Gonçalves.”⁣

Além disso, o júri do Prémio Mutim 2025 decidiu por unanimidade atribuir o prémio ao filme "Amanhã Não Dão Chuva" (2024, Portugal/Alemanha, ANI, 11′), de Maria Trigo Teixeira. O júri composto por Ana Vilela da Costa, Nay Araújo e Raquel Freire destacaram "a sensibilidade e a subtileza com que o filme aborda temas tão importantes como o envelhecimento e a solidão das mulheres, o papel de cuidadoras que sempre ocuparam e as relações de poder que dai advém, bem como a relação mãe/filha. O filme destaca-se pelo carácter inovador da sua história e pela beleza da animação. De grande qualidade técnica e estética, esta obra possui a capacidade de criar empatia nos mais simples detalhes.

Alto Patrocínio

Apoio

Membro fundador