Estreia mundial de "Beli Dani" na Bulgária

Publicado a 01 abril 2025

A curta-metragem de Nevena Desivojević vai ter a sua estreia mundial no Festival Internacional de Curtas-Metragens – In The Palace.

A curta-metragem "Beli Dani" (2025, FIC, 14′), da realizadora sérvia Nevena Desivojević, terá a sua estreia mundial na 22.ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens – In The Palace, que decorre de 27 a 30 de junho no Palácio da Cultura de Pernik, na Bulgária.

O filme retrata o reencontro emotivo de duas irmãs após anos de separação, explorando a complexidade dos laços familiares e a memória partilhada como único elo de ligação. A obra é uma coprodução entre Sérvia, Macedónia do Norte, Portugal, Bósnia e Herzegovina e República Srpska, contando com a participação da produtora portuguesa Terratreme Filmes.

Além de "Beli Dani", outras duas curtas-metragens portuguesas foram selecionadas para o festival: "That's How I Love You" (Mário Macedo, 2024, Croácia/Portugal, FIC, 18′) e "Os Caçadores" (David Pinheiro Vicente, 2024, Portugal/França, FIC, 30').

"That's How I Love You", de Mário Macedo, é uma coprodução entre Croácia e Portugal, com argumento de Ivor Radmilović Pavlek. O filme acompanha um rapaz durante as férias em casa dos avós, onde aprende uma dura lição sobre misericórdia. A curta tem sido amplamente reconhecida, com 22 seleções em festivais e dois prémios conquistados.

"Os Caçadores", de David Pinheiro Vicente, é uma coprodução luso-francesa que retrata uma família burguesa em férias numa casa de campo durante os anos 1970, numa altura em que o fim de uma era de repressão se aproxima. A narrativa foca-se nos primos adolescentes e na tensão latente que culmina em violência com a chegada de um elemento externo. O filme já foi distinguido com o prémio de Melhor Realizador no Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema e conta com 13 seleções em festivais.

Alto Patrocínio

Apoio

Membro fundador