Prémios internacionais em Málaga, Saguenay e Roanne

Publicado a 23 março 2025

As curtas-metragens "Percebes", "Deus-e-Meio" e "De Imperio", distribuídas pela Agência da Curta Metragem, foram recentemente premiadas em festivais internacionais de renome.

No Festival de Málaga, realizado de 14 a 23 de março de 2025, "Deus-e-Meio" (Margarida Assis, 2024, Portugal, DOC, 25′) foi galardoado com o Prémio do Público Biznaga de Prata para Melhor Curta-Metragem Documental, enquanto "Percebes" (Alexandra Ramires, Laura Gonçalves, 2024, Portugal / França, ANI / DOC, 11′) conquistou a Biznaga de Prata de Melhor Curta-Metragem Documental da secção Cinema Cocina, recebendo um prémio de 2.000 euros. O filme de Margarida Assis foi elogiado pela sua narrativa inovadora e pela forma como explora questões existenciais através de uma perspetiva única.

Entretanto, no Festival REGARD, no Canadá, que ocorreu de 19 a 23 de março de 2025, o filme de Alexandra RamiresLaura Gonçalves foi agraciado com uma menção honrosa. O júri destacou a profundidade e sensibilidade com que o filme aborda a vida dos pescadores de percebes na costa portuguesa. ​

Por fim, "De Imperio" (Alessandro Novelli, 2023, Portugal / Espanha, ANI, 13′) recebeu o Prémio de Melhor Música e Design de Som MAAAV 2025 na categoria da Competição Experimental no Festival de Cinema de Roanne, em França, que decorreu de 17 a 23 de março de 2025. O júri reconheceu a excelência técnica e a abordagem artística distinta da curta-metragem.

Estes reconhecimentos sublinham a qualidade e diversidade do cinema português no panorama internacional, evidenciando o talento dos cineastas nacionais e o papel fundamental da Agência da Curta Metragem na promoção destas obras além-fronteiras.

Alto Patrocínio

Apoio

Membro fundador