O Dia Mais Curto 2024: conheça todos os programas

Publicado a 06 novembro 2024

O Dia Mais Curto está de volta, pronto para entusiasmar os fãs do cinema mais uma vez!

Todos os anos, por volta do dia 21 de dezembro, o hemisfério norte dá as boas-vindas ao inverno, marcado pelo fenómeno astronómico do solstício de inverno. Este acontecimento único inspirou a criação de uma iniciativa que celebra o cinema de curta-metragem por todo o mundo: O Dia Mais Curto. Esta grande festa do Cinema anuncia a chegada do inverno, trazendo consigo uma série de sessões que terão lugar por todo o país, com especial incidência no dia 21 de dezembro mas estendendo-se pelo resto do mês.

A Agência da Curta Metragem apresenta quatro programas distintos, concebidos para captar a atenção dos espetadores de todas as idades e origens. Com uma mistura de obras cinematográficas portuguesas e internacionais, estes filmes serão exibidos de norte a sul do país, passando também pelas ilhas.

O programa “Curtas do Mundo” apresenta cinco curtas-metragens internacionalmente aclamadas, realizadas por talentos emergentes e consagrados. “Novas Curtas Portuguesas” oferece a oportunidade de descobrir as vozes criativas de promissores cineastas, mergulhando nas histórias únicas que têm para partilhar. Para os cinéfilos mais jovens, os programas “Curtinhas para Todos” (a partir dos 6 anos) e “Amiguinhos” (a partir dos 3 anos) prometem uma surpreendente fusão entre o entretenimento e a animação, instruindo as mentes jovens através de encantadoras narrativas visuais.

Além disso, temos o gosto de apresentar um programa adicional — “Best Of Curtas” — que inclui várias obras premiadas da última edição do festival Curtas Vila do Conde.

Se estiver interessado em acolher qualquer programa deste evento nacional, basta contactar-nos: odiamaiscurto@curtas.pt ou +351 252 646 683.


· · · · ·

PROGRAMAS
NOVAS CURTAS PORTUGUESAS
Duração: 70’ - M/12
Uma seleção de quatro curtas-metragens portuguesas estreadas recentemente. Entre animação, ficção e documentário, este programa traz-nos diferentes olhares de realizadores emergentes, que nos levam numa viagem por dramas familiares, histórias de adolescência e até à infância, uma sessão cheia de emoção e também humor.

AMANHÃ NÃO DÃO CHUVA
Maria Trigo Teixeira
Portugal/Alemanha, 2024, ANI, 11'
Sentindo que a mãe já não consegue viver sozinha, uma mulher volta para a sua casa de infância. Enquanto tenta adaptar-se à sua nova situação, a mãe parece mergulhar cada vez mais em si mesma.

UMA MÃE VAI À PRAIA
Pedro Hasrouny
Portugal/Estónia, 2023, FIC, 16'
Teresa, uma mãe solteira, passa o dia na praia com o seu filho de seis anos, Benji, e a sua irmã Marga, que regressou a Portugal para passar as férias de verão. O dia rapidamente torna-se stressante com o discurso constante da irmã sobre as conquistas do filho e as suas críticas a Benji.

FRANCISCO PERDIDO
Frederico Mesquita
Portugal, 2024, FIC, 17'
Francisco é assaltado no mesmo dia em que perde o amor de Rita. Esta é uma comédia dramática sobre as dores do crescimento, o retrato de um jovem em confronto com os azares da adolescência, sob o manto de um igualmente azarado campeonato de futebol.

DEUS-E-MEIO
Margarida Assis
Portugal, 2024, DOC, 26'
Um homem vagueia por um hospital abandonado. Anos depois do seu último encontro, alguém a quem salvou a vida procura-o, no seu antigo consultório, para juntos comporem uma memória do seu passado em comum.

CURTAS DO MUNDO
Duração: 69’ - M/12
Uma seleção de cinco curtas-metragens que nos trazem o melhor do cinema internacional recente. Pela mão de novos realizadores e de realizadores já consagrados, somos levados a viver diferentes histórias, algumas do mundo de hoje e outras que nos levam a viajar até ao passado - à história do mundo e até mesmo à infância.

BEEN THERE
Corina Schwingruber Ilić
Suíça, 2023, DOC, 10'
Viagens de fim de semana, férias na cidade, um desvio para a natureza ou uma volta ao mundo. Mal se tiram uns dias de férias e já se partiu. Nunca antes o desejo de viajar foi tão generalizado e os locais visitados tão sobrecarregados. O que é que ganhamos com isso, para além da prova fotográfica de que estivemos lá?

THE MAN WHO COULD NOT REMAIN SILENT
Nebojša Slijepčević
Bulgária/Eslovénia, 2024, FIC, 14'
27 de fevereiro de 1993, Strpci, Bósnia e Herzegovina. Um comboio de passageiros a fazer a viagem entre Belgrado e Bar é parado por forças paramilitares que, sob o pretexto do controlo de documentos de identificação, estão numa operação de limpeza étnica. Entre os 500 passageiros, apenas um homem se insurge contra a detenção ilegal de civis inocentes. Esta é a história verídica de um homem que não conseguiu ficar calado.

ON THE WAY (A CAMINHO)
Samir Karahoda
Kosovo, 2024, FIC, 15'
Pai e filho estão a caminho do aeroporto para levantar uma encomenda vinda do estrangeiro. No meio dos inúmeros obstáculos burocráticos que despontam ao longo da viagem, desvanece-se a esperança de verdadeiras mudanças políticas e sociais no seu país, o Kosovo. Resta-lhes encontrar conforto e força no otimismo que partilham face ao futuro.

MAYBE ELEPHANTS
Torill Kove
Noruega/Canadá, 2024, ANI, 17'
Quando os pais e as três irmãs trocam uma vida segura e previsível na Noruega pelas novas incógnitas da vibrante Nairobi dos anos 70, no Quénia, a vida desta família atravessa uma transformação completa. Esta é também a história de alguém que, numa adolescência em formação e crescendo no seio de uma família carinhosa, de repente se vê obrigada a lidar com a forte atração das necessidades individuais.

DANCING IN THE CORNER (DANÇANDO NO CANTO)
Jan Bujnowski
Polónia, 2024, FIC, 13'
Na Polónia, em 1989, enquanto o regime comunista entra em colapso, um jovem e o seu pai, como muitas famílias polacas, partilham a experiência e contentamento de ver um jogo de futebol em televisões a cores. O ritual fortalece a relação entre o jovem e o seu pai ao longo dos anos, e continua a cativar a imaginação do rapaz. Tanto que, a partir desse momento, essa imaginação nunca mais o abandona ao longo da sua vida.


CURTINHAS PARA TODOS
Duração 49’ - M/6
Um conjunto encantador de curtas-metragens de animação que explora temas como distração, amizade e coragem, com personagens peculiares e momentos de ternura. Ideal para toda a família, esta sessão promete divertir e emocionar, trazendo histórias cheias de imaginação e humor.

A MENINA DOS OLHOS OCUPADOS
André Carrilho
Portugal, 2024, ANI, 8’
Era uma vez uma menina que andava sempre distraída. Com os olhos agarrados ao telefone, não reparava no mundo que a rodeava nem em quem com ela queria brincar. Que fazer para lhe desocupar o olhar?

COM A CABEÇA NAS NUVENS
Rémi Durin
França/Bélgica, 2023, ANI, 11’
Alfonso, um jovem esquilo, anda sempre com a cabeça nas nuvens. Adora observá-las e fotografá-las. Nem os seus pais, nem os seus amigos, compreendem verdadeiramente esta paixão. No entanto, contemplar as nuvens nem sempre é fácil - Alfonso às vezes tem de ter muita coragem, digna dos maiores exploradores dos nossos tempos.

A PADARIA DE BORIS
Mâsa Avramović
França/Suíça/Croácia, 2024, ANI, 8’
Todas as manhãs, Boris faz uma fornada de pão quente e pastéis para os seus vizinhos até que… Atchim! Ele não consegue parar de espirrar. Tornou-se alérgico a farinha. Como é que ele vai conseguir continuar a fazer pão para a aldeia inteira?

PORCO
Jorn Leeuwerink
Países Baixos, 2022, ANI, 8’
Um grupo de animais liga a rede elétrica da cidade ao focinho de um adormecido porco gigante. No início todos usam a energia do porco para coisas simples, mas rapidamente se tornam dependentes desta. O que acontecerá quando o gigante acordar?

PEIXE-BALÃO
Julia Ocker
Alemanha, 2022, ANI, 3
Num oceano cheio de peixes grandes e maus, o peixe-balão está a tentar parecer o maior e mais forte possível.

ANIMANIMUSICAL
Julia Ocker
Alemanha, 2024, ANI, 3’
Os Animanimais querem fazer um grande espetáculo musical, mas parece que alguém recebeu as letras erradas.

ESTRELA CADENTE
Marion Jamault
França , 2023, ANI, 8’
Todas as noites, Paulette observa a mesma estrela cadente no céu. Ela pede-lhe o seu desejo mais profundo: encontrar o seu rato de estimação misteriosamente desaparecido. Os dias passam, mas o animal não regressa. Paulette quer perceber o que se passa de errado com a sua estrela da sorte.


AMIGUINHOS
Duração: 35’ - M/3
Este ano, dedicado ao público infantil maior de 3 anos de idade, a Agência, em parceria com o ShortCircuit, traz um programa nostálgico, reunindo as melhores curtas-metragens europeias infantis dos últimos anos. Uma selecção de 6 curtas-metragens que promete levar-nos numa viagem por diferentes personagens e mundos - recheada de cores e emoções.

A LAGARTA E A GALINHA
Michela Donini e Katya Rinaldi
Itália, 2013, ANI, 10'15
A lagarta e a galinha são as melhores amigas. Ambas sabem que chegou a altura de se separarem; será a natureza, o pulsar secreto do mundo, a ditar esse ritmo.

ÉTER
Jorge García Velayos
Espanha, 2004, ANI, 5'
Uma viagem convidativa pela natureza através do vento (folhas) e dos elementos aquáticos (peixes).

CORVO BRANCO
Miran Miošic
Croácia, 2018, ANI, 9'
Por ser diferente dos outros, o Pequeno Corvo Branco é observado e gozado pelo seu bando. Mas, quando a poluição começa a causar mudanças drásticas no meio ambiente, é o pequeno Corvo Branco que ajuda o bando a encontrar um lar melhor.

COMO FAZER UM ARCO-ÍRIS
Ted Sieger, Wouter Dierickx
Suíça/China, 2013, ANI, 6'
No planalto de uma montanha, um pastor e a sua estranha manada fazem uma surpreendente e interminável viagem.

ILHA
Max Mörtl, Robert Löbel
Alemanha, 2017, ANI, 3'
Numa viagem exótica a uma ilha peculiar, escutamos os sons próprios deste mundo fantástico, que ganha vida à medida que as criaturas que nela habitam saem dos seus esconderijos.

O SR. NOITE ESTÁ DE FOLGA
Ignas Meilũnas
Lituânia, 2016, ANI, 2'
Por que é que a noite está a mudar o dia? Bem, quando não se gosta de algo, muda-se.

BEST OF CURTAS
Duração: 65’ - M/12
Em parceria com o festival Curtas Vila do Conde, a agência apresenta um programa que reúne algumas das obras premiadas da última edição do festival. Uma seleção de quatro curtas-metragens que explora as normas sociais/familiares e as atuais conjeturas sociopolíticas que influenciam o nosso dia a dia.

THAT’S HOW I LOVE YOU
Mário Macedo
Croácia/Portugal, 2024, FIC, 18’
Ao passar as férias na casa dos avós, no campo, um menino aprende uma cruel lição de misericórdia.

RINHA
Rita M. Pestana
Brasil/Espanha, 2023, FIC, 23'
Cássia vive com o pai alcoólico e com os seus galos de lutas ilegais. Entre cuidar do pai, conduzir o seu táxi para sobreviver e tratar do seu galo predileto, Cássia está pressa a uma rotina sem qualquer esperança. Aos poucos, tentará libertar-se do que seria a permanência numa vida condenada a uma espiral de subjugação familiar.

PERCEBES
Alexandra Ramires, Laura Gonçalves
França/Portugal, 2024, ANI/DOC, 11'
Com o mar e um Algarve urbano como pano de fundo, seguimos um ciclo completo da vida de um molusco especial chamado “percebes”. No percurso da sua formação até ao prato, cruzamos diferentes contextos que nos permitem compreender melhor esta região e aqueles que nela habitam.

YUCK!
Loïc Espuche
França, 2024, ANI, 13'
Yuck! Quando os casais se beijam (que nojo!), os seus lábios ficam preenchidos de um cor-de-rosa reluzente para todos verem. O pequeno Léo ri-se deles, tal como todas as crianças do campo de férias, escondendo dos amigos o seu próprio desejo de beijar uma das amigas do campo. O único problema é que também os seus lábios começam a brilhar, revelando perante todos o seu desejo.

Alto Patrocínio

Apoio

Membro fundador