Ciclo de Cinema Português no MoMA

Publicado a 17 outubro 2024

O Museu de Arte Moderna em Nova Iorque apresenta um ciclo de cinema designado “The Ongoing Revolution of Portuguese Cinema”, onde serão apresentados filmes como “A Noite Saiu à Rua”, “Provas, Exorcismos” e “Rapace”.

Há cinquenta anos, a Revolução dos Cravos pôs fim a quatro décadas de fascismo em Portugal e deu início a uma experiência que fascinou o mundo ocidental: um “Processo Revolucionário em Curso” para criar uma estrutura sociopolítica utópica. Em 1974, estava também em curso outra revolução: uma vaga de filmes que, sob o peso da censura, rompiam as distinções entre realidade e ficção no ecrã. Antes que a noção de “cinema híbrido” ganhasse força em todo o mundo, o cinema português utilizava ferramentas do documentário para criar ficção (e vice-versa) e oferecer um novo domínio para os sentidos; como um processo revolucionário, estabelecia uma ligação entre a vida quotidiana e as confluências políticas que afectam o seu curso.

Sob a influência de Manoel de Oliveira - que questionava continuamente as linhas entre a vida e a sua representação - a geração do “Cinema Novo” expandiu as inovações da “nova vaga” internacional dos anos 60, no meio de um ambiente social sufocante no país e de uma guerra colonial brutal em África. Após a revolução, o movimento centrou-se nas comunidades operárias com uma dignidade renovada e atraiu cineastas estrangeiros, como Robert Kramer e Thomas Harlan, para captar a atmosfera política febril de Portugal.

O espírito independente do cinema português continuaria a desbravar novos caminhos com as obras de João César Monteiro inspiradas em fábulas, bem como com os documentários de António Reis e Margarida Cordeiro, Manuela Serra e António Campos, que redefiniram a arte do real, influenciando cineastas como João Pedro Rodrigues, Pedro Costa e Miguel Gomes. O Museu da Arte Moderna (MoMA) a partir de hoje, dá começo a um ciclo de cinema pretende dar a conhecer as obras destes rebeldes cineastas português.

Mais informações sobre os horários das sessões em www.moma.org/.

Alto Patrocínio

Apoio

Membro fundador