No dia que assinala o começo do Inverno, O Dia Mais Curto dá especial destaque ao cinema português.
Numa edição que celebra onze anos de existência, O Dia Mais Curto traz uma série de sessões especiais pelo país e arredores.
No dia em que se assinala o Solstício de Inverno, seis sessões extraordinárias elevarão o cinema no seu formato mais curto e criativo, com uma seleção de curtas-metragens produzidas por realizadores portugueses.
Três destas sessões serão exibições televisivas nos canais RTP 2 (Cinemax), TVCine e Canal 180. Todavia, as sessões que tomarão o seu lugar na verdadeira sala de cinema serão na Cinemateca Portuguesa, Cinema Ideal e do Cinema Trindade.
No Porto, o Cinema Trindade comemora os 30 anos da curta-metragem de animação OS SALTEADORES, com a exibição de uma cópia digitalizada pela Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (medida integrada no programa Next Generation EU).
A sessão será acompanhada de uma conversa com o realizador Abi Feijó e os convidados Jorge Campos (escritor da obra Metáforas sobre o Fascismo Português) e Regina Pessoa.
Em Lisboa, a Cinemateca Portuguesa, o projeto FILMar, projeto de digitalização do património fílmico desenvolvido pela Cinemateca Portuguesa, apresentará um programa especial que junta novas digitalizações realizadas com o apoio do Mecanismo Financeiro Europeu EEA Grants 2020-2024 e criações contemporâneas que colocam em perspetiva a relação do cinema com o mar.
Dessa combinação, resultaram a seguinte seleção de filmes: AS GAIVOTAS CORTAM O CÉU, de Mariana Bártolo, Guillermo García López, SOBRE A TERRA E SOBRE O MAR, de Miguel Spiguel, SAL SEM MAR, de Fernando Duarte, AS PALAVRAS DERRETEM-SE NA ÁGUA, de Pedro Sena Nunes, SÃO MIGUEL, 1924 - UM FILME DE FAMÍLIA, de Charles Mallet e COMEZAINAS, de Mafalda Salgueiro.
Já no Cinema Ideal, decorrerá o programa associado de Leonor Teles, a realizadora portuguesa que se tornou na mais jovem realizadora a receber um Urso de Ouro na competição de curtas-metragens do 66º. Festival Internacional de Cinema de Berlim. O programa inclui as curtas-metragens: AS GAIVOTAS CORTAM O CÉU, de Mariana Bártolo e Guillermo García López, NHA MILA, de Denise Fernandes, NATUREZA HUMANA, de Mónica Lima, A MINHA RAIVA É UNDERGROUND, de Francisca Antunes e DILDOTECTÓNICA, de Tomás Paula Marques.