Melhor curta-metragem para Laura Gonçalves em Zagreb

13 Junho 2022

“O Homem do Lixo” é o mais recente filme da cineasta portuguesa e arrecadou o Grande Prémio e o Prémio do Público para melhor curta-metragem no Animafest Zagreb, um dos mais importantes festivais de animação mundiais.

Em estreia internacional, “O Homem do Lixo”, de Laura Gonçalves, ganhou dois prémios no Festival Mundial de Animação de Zagreb. O júri da Grand Competition atribuiu a “O Homem do Lixo” o prémio de Melhor Curta-metragem em competição pela “ternura com que conta a sua história de generosidade no meio das dificuldades políticas e económicas em Portugal”. 

O filme da cineasta portuguesa venceu ainda o Prémio do Público da 32ª edição do Animafest Zagreb. “O Homem do Lixo” conquistou recentemente três prémios na Monstra deste ano, e segue agora para outro grande festival de animação, o Festival International du Film d'Animation d'Annecy. A curta-metragem contou com produção dos BAP - Animation Studios

Statement do Júri da Grand Competition de Curtas-metragens: Muitas coisas nos impressionaram neste filme. O naturalismo do diálogo. O calor e a intimidade do ambiente familiar. Mas, acima de tudo, a ternura com que conta a sua história de generosidade no meio das dificuldades políticas e económicas em Portugal. E o macaco, também.

 

Alto Patrocínio

Apoio

Membro fundador