Abi Feijó vence Prémio Sophia de carreira

06 maio 2022

Há ainda três filmes distribuídos pela Agência da Curta Metragem entre os nomeados aos Prémios Sophia da Academia Portuguesa do Cinema.

Os Prémios Sophia da Academia Portuguesa do Cinema anunciaram que Abi Feijó, realizador português de cinema de animação, venceu o Prémio Sophia de Carreira. Cineasta, produtor cinematográfico e programador, Abi Feijó é um dos nomes de referência do cinema de animação português. Fundou a Casa de Animação, a Ciclope Filmes e a Casa-Museu Vilar, em 2014, juntamente com Regina Pessoa. Abi Feijó realizou filmes como “Os Salteadores”, “Fado Lusitano”, ou “Clandestino”, e tem, ao longo do seu percurso, sido distinguido com vários prémios nacionais e internacionais.

Entre o rol de nomeados nas diferentes categorias dos Prémios Sophia 2022, encontra-se “A Menina Parada”, de Joana Toste, nomeado para Melhor Curta-metragem de Animação; e “Serpentário”, de Carlos Conceição, nomeado para Melhor Documentário em Longa-Metragem, e para Melhor Banda Sonora Original, pela composição de Hugo Leitão.

A cerimónia da 11.ª edição dos Sophia está marcada para dia 18 de junho, com transmissão televisiva na RTP2.

 

Alto Patrocínio

Apoio

Membro fundador