Três prémios na Monstra para “O Homem do Lixo”

29 março 2022

“O Homem do Lixo”, a mais recente curta-metragem da cineasta Laura Gonçalves, arrecadou três prémios na Monstra - Festival de Animação de Lisboa, que decorreu entre 16 e 27 de março.

O filme venceu o Prémio de Melhor Curta-metragem Portuguesa, o Prémio SPA/Vasco Granja, e o Prémio do Público SPA/Vasco Granja. O júri atribuiu o Prémio SPA/Vasco Granja a “O Homem do Lixo”, pelas “características gráficas e poéticas, mas também pela capacidade de transformar o simples e familiar da nossa vida quotidiana num sentimento universal”. 

A curta-metragem foi recentemente anunciada em dois dos mais importantes festivais de animação mundiais. Integrada na competição de curtas-metragens e em estreia internacional, “O Homem do Lixo” foi selecionada para o 
Animafest Zagreb, festival croata a decorrer entre 6 e 11 de junho. Também a concorrer em competição, o Festival International du Film d'Animation d'Annecy integrou o filme na sua seleção oficial. O festival francês decorrerá entre 13 e 18 de junho. 

“O Homem do Lixo” foi produzido pelo BAP - Animation Studio e conta com a distribuição da 
Agência da Curta Metragem.

Animar, a decorrer na Solar Galeria de Arte, em Vila do Conde, até dia 4 de junho, integra uma instalação em torno de “O Homem do Lixo”, elaborada a partir de elementos visuais de pintura e desenho que fazem parte do filme. Este ano, a programação da Animar dá a conhecer algumas das mais relevantes e recentes curtas-metragens portuguesas, acolhendo uma exposição coletiva dedicada às obras do BAP - Animation Studio.

Alto Patrocínio

Apoio

Membro fundador