Chegou o dia mais curto do ano

20 Dezembro 2021

É entre os dias 21 e 22 de dezembro que o inverno chega ao hemisfério norte. Este fenómeno astronómico assinala o dia mais curto do ano inspirou a criação da grande festa da curta-metragem, O Dia Mais Curto!

No dia 21 de dezembro, o dia mais curto do ano, o sol põe-se cedo, mas o cinema não. A percorrer o país desde 1 de dezembro, a iniciativa O Dia Mais Curto celebra a data com várias propostas de filmes para toda a família. A Agência da Curta Metragem apresenta quatro programas que, até 30 de dezembro, vão chegar a 37 localidades portuguesas. Amanhã, e para assinalar a data, 17 sessões serão apresentadas de norte a sul de Portugal. 

Há ainda espaço para três sessões especiais no Cinema Trindade, Cinema Ideal e Cinemateca Portuguesa. No Cinema Trindade, no Porto, será apresentada uma seleção de filmes que explora questões de género e identidade, e contará com a presença dos realizadores Alexandre Siqueira, Paulo Patrício e Diogo Costa Amarante. No Cinema Ideal, decorrerá uma especial sessão dedicada à obra de João Rosas, com a presença do realizador e do convidado Pedro Mexia. Na Cinemateca Portuguesa, a programação apresentada será mais transversal, incluindo filmes sobre o mar, com a presença de Abi Feijó, Natália Azevedo Andrade e Pedro Neves. 

A agenda da 9ª edição d’O Dia Mais Curto está disponível em www.odiamaiscurto.curtas.pt

 

 

Alto Patrocínio

Apoio

Membro fundador