"Luz de Presença" na Berlinale Shorts

09 Junho 2021

Arranca hoje a fase presencial da 71ª edição da Berlinale, com sessões de cinema ao ar livre. "Luz de Presença" de Diogo Costa Amarante integra a secção Berlinale Shorts, dedicada ao formato da curta-metragem.

Luz de Presença, o mais recente filme de Diogo Costa Amarante, selecionado para a secção Berlinale Shorts da 71ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim, lançada, em março, com um evento da indústria, em formato online para profissionais da área e imprensa, será apresentado, presencialmente, para o público em geral, entre 9 e 20 de junho de 2021, com sessões no cinema e ao ar livre.

A curta-metragem centra-se no desgosto amoroso de Gonçalo, um homem que, numa noite chuvosa, sai de casa para entregar uma carta a alguém que o abandonou. Pelo caminho, numa esquina, cruza-se com uma mulher que o avisa para ter atenção à estrada, que o piso está escorregadio. O homem cai da sua mota e assim conhece Diana.

“Luz de Presença” integra a 4ª sessão Berlinale Shorts, juntamente com quatro curtas-metragens de diferentes partes do globo, que será apresentada nos dias 9 e 10 de junho, às 21:45 (hora local) nos cinemas ao ar livre de Hasenheide e do Filmrauschpalast.

Sobre a exibição presencial do seu filme, Diogo Costa Amarante refere: "Estamos muito entusiasmados com esta possibilidade de podermos finalmente apresentar o Luz de Presença, presencialmente e reencontrar uma audiência que, não obstante as novas circunstâncias, é sempre fiel e generosa. Ao que parece, a capacidade do cinema onde decorrerá a primeira projeção, já está esgotada. Creio, inclusive, que a projeção ao ar livre vai rimar com o filme."

A Berlinale é um dos mais prestigiados festivais internacionais de Cinema. Criado em 1951, foi moldado pelo período do pós-guerra e pela divisão da cidade de Berlim, desenvolvendo-se enquanto plataforma intercultural para a exploração de temáticas sociais. Além de ser considerado um dos festivais mais políticos do panorama mundial, o Festival Internacional de Cinema de Berlim é, também, na sua pluralidade, um espaço de convergência entre as grandes estrelas de cinema, a experimentação formal e a descoberta de novos talentos. 

Alto Patrocínio

Apoio

Membro fundador