“Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” vence os Annie Awards

26 Janeiro 2020

“Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” venceu a categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação nos Annie Awards.

O filme "Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias" de Regina Pessoa venceu a corrida para o galardão de Melhor Curta-Metragem de Animação na 47º edição dos Annie Awards, evento que celebra a excelência no campo da animação, cujos prémios são atribuídos anualmente em Los Angeles pela divisão de Hollywood da Associação Internacional de Cinema de Animação (ASIFA). É a primeira vez que um filme português é distinguido pelos prémios da associação de animação americana.

Regina Pessoa descreveu a distinção como um capítulo relevante para a animação portuguesa: “É importante porque é a primeira vez que um filme português ganha este prémio. É mais uma etapa de um terreno que os portugueses vão pouco a pouco desbravando.”

Desde a sua estreia em Junho último, "Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias" tem sido amplamente premiado, como no mais importante festival de animação em Annecy (França) onde foi galardoado duplamente, no Animamundi (Brasil), no qual também angariou dois prémios, em Chicago (EUA) onde recebeu o prémio principal, entre outros. O filme esteve ainda na short list de 10 filmes dos Óscares e recebeu, em Outubro último, a candidatura para a nomeação para os European Film Awards de 2020.

A curta-metragem, co-produzida entre Portugal (Abi Feijó, Ciclope Filmes), França (Reginald de Guillebon, Les Armateurs) e Canadá (Julie Roy, ONF), é um comovente tributo a um poeta do quotidiano e um testemunho do amor da realizadora pelo seu tio excêntrico, pessoa que se tornou uma inspiração artística e desempenhou um papel fundamental no seu desenvolvimento como cineasta. O filme de 13 minutos é uma mistura elaborada de técnicas de animação, combinando stop-motion com a própria técnica de gravura animada. Com uma matriz vinda do desenho à mão, "Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias" parte do universo da infância de Regina Pessoa, bem patente em toda a sua obra. Regina Pessoa já tinha sido nomeada para os Annie Awards com o seu filme precedente, "Kali, o Pequeno Vampiro", que chegou à cerimónia final em 2013.

Nesta 47.ª cerimónia de entrega dos prémios Annie, esteve ainda nomeada a curta "Purpleboy" de Alexandre Siqueira, uma co-produção da portuguesa Bando à Parte com a França e a Bélgica.

Alto Patrocínio

Apoio

Membro fundador