“Entre Sombras” entre os nomeados para os César 2019

Publicado a 23 janeiro 2019

“Entre Sombras”, de Alice Guimarães e Mónica Santos com produção da Animais AVPL, Vivement Lundi ! e Um Segundo Filmes, está nomeada para Melhor Curta Metragem de Animação nos Prémios César da Academia Francesa de Cinema.

A Académie des Arts et Techniques du Cinéma, em França, anunciou esta manhã os nomeados aos prémios César de 2019. A 44ª edição da cerimónia de atribuição dos César, a ter lugar no próximo dia 22 de fevereiro na Sala Pleyel (Paris) e com transmissão direta no Canal+, contará com a presença da mais recente curta metragem da dupla de realizadoras Mónica Santos e Alice Guimarães na categoria de Melhor Curta Metragem de Animação.

“Entre Sombras” é uma animação em stop motion, com recurso à técnica da pixilação, inspirada nos elementos dos filmes noir e tem como cenário a cidade do Porto, nos anos 40, envolvida em mistério e jogos de sombras. A história, narrada por Margarida Vila-Nova, acompanha a funcionária de um banco (Sara Costa), onde se depositam corações, numa aventura em busca de um coração roubado. Os vários perigos que enfrenta, na companhia de um homem misterioso (Gilberto Oliveira), conduzem-na a um dilema: dar o seu coração ou guardá-lo para si.

O filme foi co-produzido pela francesa Vivement Lundi! e pela portuguesa Um Segundo Filmes e é distribuído pela Agência da Curta Metragem. Teve estreia mundial em junho de 2018 no Festival Animafest Zagreb e, em julho em Portugal, no Curtas Vila do Conde, tendo sido distinguido em ambos com o Prémio do Público. Desde então foi também premiado em diversos festivais, um pouco por todo o mundo, com particular destaque para o Prémio Especial do Júri no Hiroshima International Animation Festival (Japão), a Menção Especial do Júri Jovem e o Prémio do Público no Curta Cinema (Brasil), o Prémio do Júri Jovem “Cidade de Montpellier” no Cinéma Méditerranéen Montpellier (França), o Prémio Melhor Animação e Menção Honrosa do Júri Imprensa CISION nos Caminhos do Cinema Português e Prémio do Público no âmbito do Prémio Nacional de Animação 2018 da Casa da Animação (em anexo listagem de presenças em festivais e prémios).

 

Alto Patrocínio

Apoio

Membro fundador