"Um Fio de Baba Escarlate" premiado em Estrasburgo

19 Setembro 2021

O mais recente filme de Carlos Conceição foi galardoado com o Méliès de Prata na mais recente edição do Festival Europeu de Cinema Fantástico de Estrasburgo, que decorreu entre 10 e 19 de setembro.

"Um Fio de Baba Escarlate", de Carlos Conceição (MIRABILIS) foi premiado com o Méliès de Prata, este sábado, 18 de setembro, na 14ª edição do Festival Europeu de Cinema Fantástico de Estrasburgo

O filme escrito, realizado e produzido por Carlos Conceição segue a vida pacata de um serial killer em Lisboa, que é abalada quando um incidente insólito o transforma subitamente numa estrela das redes sociais. "Um Fio de Baba Escarlate" é produzido pela MIRABILIS e distribuído pela Agência da Curta Metragem, contanto ainda com Fotografia de Vasco Viana e a participação dos atores Matthieu Charneau, Joana Ribeiro, João Arrais, Leonor Silveira e Teresa Madruga.

Sobre o filme, o júri do certame atribuiu o seguinte comentário: "Com um carro furiosamente evocativo do 550 Spyder Porsche que James Dean bateu, "Um Fio de Baba Escarlate" é um filme totalmente atípico e jubilatório. Sem diálogos e em formato 60 mm, o que o torna problemático para lançamento nos cinemas, "Um Fio de Baba Escarlate" já pode reivindicar o status de culto. Aviso - haverá aqueles que viram e aqueles que não. Pop, cruel e sexy, um filme que ecoa a influência de Anger, Tati e Hitchcock, e talvez o fantasma de James Dead, é mais uma prova da fecunda inventividade do novo cinema português."

O Festival Europeu de Cinema Fantástico de Estrasburgo é uma importante plataforma para o cinema fantástico e um dos eventos do género de maior destaque da Europa. O foco principal do Festival são as mais recentes produções de filmes fantásticos internacionais, mas também estão incluídas seções para thrillers, filmes noir e comédias negras.

Como membro afiliado da MIFF - Méliès International Festivals Federation, Estrasburgo é o único festival na França a organizar o concurso Méliès de Prata para filmes europeus. Os vencedores deste prémio competem automaticamente para o cobiçado Méliès de Ouro.

 

 

Alto Patrocínio

Apoio

Membro fundador