"Seja Como For" em Clermont-Ferrand

16 Dezembro 2020

"Seja Como For", de Catarina Romano foi selecionado para a Competição Internacional do Festival Internacional de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand.

A curta-metragem “Seja Como For”, de Catarina Romano foi selecionada para a competição internacional da 43ª edição do Festival Internacional da Curta-Metragem de Clermont-Ferrand, que decorre de 29 de janeiro a 6 de fevereiro de 2021, em França.

"Seja Como For" trata de uma mulher desempregada, que está fechada em casa há muito tempo, aparentemente enclausurada do lado de fora das possibilidades do seu tempo histórico. Ela vive ciclos de precariedade cada vez mais próximos, e que a encapsulam como a ondulação causada pela queda de uma pedra num lago, mas em sentido inverso: ondas que vêm ter com ela, repetindo-se, fechando-a. Os dias chegam pesando sobre o corpo cansado, lugar de todos os combates. Memória salvadora: acede-se ao tempo, o futuro é possível. Ela dança. Tomando cada gesto como um refrão, voltará aos poucos a apropriar-se do que a rodeia. Ela, vestirá o seu corpo como uma luva.

Esta obra, produzida pelo AIM - Estúdios de Animação e distribuída pela Agência da Curta Metragem, participara, em outubro, na Competição Nacional do Festival Internacional Curtas Vila do Conde.

Clermont-Ferrand é um dos mais importantes festivais da Europa, dedicado à curta-metragem. No que respeita à presença de profissionais da área, é o segundo maior festival da França, antecedido pelo Festival de Cannes. Na edição passada, foram registadas mais de 172,500 entradas e 3600 profissionais participaram no festival. 

Segundo a organização do evento, na presente edição, foram submetidas quase 7000 curtas-metragens e selecionadas apenas 77.

"Seja Como For" é o único filme português na Competição Internacional.

Mais informações aqui.

Alto Patrocínio

Apoio

Membro fundador