"O Nosso Reino" no Festival de Turim

Publicado a 11 novembro 2020

“O Nosso Reino”, última curta-metragem de Luís Costa, terá a sua estreia italiana na 38ª edição do Festival de Turim, que decorrerá entre 20 e 28 de novembro.

Com produção da Bando À Parte e distribuição da Agência da Curta Metragem, “O Nosso Reino”, de Luís Costaconta com a participação dos atores Afonso Lobo e António Júlio Duarte. O filme, que teve a sua estreia mundial no 28º Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, passando também pelo Festival du Nouveau Cinema de Montreal, é inspirado no romance homónimo de Valter Hugo Mãe e tem como pano de fundo uma aldeia onde o espaço e o tempo se esgotam.

“Criar um filme a partir de uma obra anterior pressupõe sempre um desafio natural de gerir a referência e o afastamento dela.” – explica Luís Costa – “Ainda que não siga formalmente a estrutura narrativa do livro do Valter, "O Nosso Reino" tenta compor uma espécie de poema visual que transporta o peso da obra literária, trabalhando a ideia de um tempo e espaço suspensos através das personagens e do universo que as rodeia.”

​Luís Costa nasceu em 1993, no Porto. Em 2014 conclui a Licenciatura de Som e Imagem, na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto. Trabalhou em diversos projectos na área audiovisual, tendo as suas duas curtas-metragens de contexto académico sido reconhecidas em vários festivais nacionais e internacionais. Tem também desenvolvido projectos paralelos de fotografia e videoclips, entre outros. É co-fundador e realizador do projecto Pinehouse Concerts e em 2017 estreou “O Homem Eterno”, onde se destaca o prémio Sophia de melhor curta-metragem documental pela Academia Portuguesa de Cinema.

O Festival de Turim foi criado em 1982 pelo professor Gianni Rondolino e tem-se afirmado, desde então, no panorama internacional de festivais, enquanto promotor de formas inovadoras de fazer Cinema. Ao longo da sua história, tem celebrado realizadores emergentes, tais como, Luca Guadagnino, Nicholas Winding Refn, Miguel Gomes, entre outros. Na sua 38ª edição, o festival irá decorrer online.

Mais informações sobre o festival aqui.

Alto Patrocínio

Apoio

Membro fundador