“Dia de Festa”, “Ruby” e “Cães Que Ladram aos Pássaros” nos cinemas portugueses

17 Junho 2020

São três curtas-metragens de três realizadoras portuguesas que terão a sua estreia nos cinemas nacionais a 9 de julho.

As curtas-metragens “Dia de Festa” de Sofia Bost, “Ruby” de Mariana Gaivão e “Cães Que Ladram aos Pássaros” de Leonor Teles, após a sua estreia em grandes festivais mundiais como Veneza, Roterdão e Cannes, viajam até às salas de cinema portuguesas, numa estreia inédita a 9 de julho.

A exibição destas três curtas-metragens revela três visões no feminino sobre o futuro e a juventude e representam o que melhor se faz no cinema português contemporâneo. Nas palavas de Filipa Reis, produtora da Uma Pedra no Sapato, "esta estreia é um ato de resistência e uma celebração do cinema português no feminino. Passados quatro meses, é importante voltar a ter prazer, regressar ao coletivo e afastar o medo."

Dia de Festa”, primeiro filme da realizadora Sofia Bost, teve a sua estreia internacional na Semana da Crítica do Festival de Cannes e estreia nacional no Curtas Vila do Conde 2019. O filme, produzido pela Uma Pedra no Sapato, acompanha o dia de Mena no aniversário da sua filha Clara, e conta com a participação das atrizes Rita Martins, Melissa Matos, Teresa Madruga, Sandra Celas, Mariana Silva, Sara Gonçalves e Fernanda Neves. “Dia de Festa” foi já apresentado em mais de 18 festivais internacionais, tendo recebido os prémios de Melhor Atriz Secundária para Teresa Madruga no Caminhos do Cinema Português e o Prix du Jury Professionnel no Rencontres de Films Femmes Méditerranée.

Ruby”, a segunda curta-metragem de Mariana Gaivão, cuja estreia ocorreu no Curtas Vila do Conde 2019, onde recebeu o prémio de “Melhor Realização”, foi exibida em festivais de renome a nível mundial, como no Festival du Nouveau Cinéma de Montréal ou o Internacional Film Festival Rotterdam (IFFR). Produzido por Mariana Gaivão, Alexander Gerner e pela Primeira Idade de Pedro Fernandes Duarte e Joana Gusmão, o filme retrata uma juventude em autodescoberta, acompanhando a jovem Ruby nos dias antes da sua melhor amiga, Millie, regressar a Inglaterra, e conta com a participação de Ruby Taylor e Millie Romer.

Cães Que Ladram aos Pássaros”, produzido por Leonor Teles e Uma Pedra no Sapato, é o mais recente filme da realizadora e teve a sua estreia no Festival Internacional de Cinema de Veneza. Desde então, foi nomeado para Melhor Curta Metragem Europeia nos 32º European Film Awards e recebeu o Tercero Premio del Jurado Internacional do Mecal Pro – Festival Internacional Cortometrajes y Animación. A curta-metragem de Leonor Teles, comissariada pela Câmara Municipal do Porto no âmbito do projeto Cultura em Expansão, acompanha os dias de verão de Vicente e da sua família, obrigados a sair da sua casa no centro do Porto, por força da especulação imobiliária. 

A distribuição desta sessão de curtas-metragens é da responsabilidade da produtora Uma Pedra no Sapato, de Filipa Reis e João Miller Guerra. Depois da estreia em sala, estas três curtas-metragens vão estar disponíveis em Video on Demand e vão ser disponibilizados em dvd.

Alto Patrocínio

Apoio

Membro fundador