“Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” triplamente premiado no MONSTRA

Publicado a 31 maio 2020

O filme de animação “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” de Regina Pessoa recebeu três prémios no MONSTRA, festival de animação que festejou a sua 20ª edição num formato virtual, durante os dias 25 e 31 de maio.

Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora Regina Pessoa saiu vencedor do MONSTRA, sendo reconhecido com o prémio de “Melhor Curta Portuguesa”, o “Grande Prémio SPA/Vasco Granja”, partilhado com a curta-metragem “Purpleboy” de Alexandre Siqueira e o Prémio do Público (com uma votação média do público no valor de 4,6).

De acordo com o júri, “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” é um trabalho excecional “de animação, de música e de narrativa”, que torna universal uma história “muito pessoal” da realizadora, que “nos leva através de uma jornada pela memória da autora, numa obra de animação com um toque único”.

A partilha do “Grande Prémio SPA/Vasco Granja” deveu-se, segundo Fernando Galrito, diretor artístico do Festival, à “qualidade extremamente elevada da seleção”, repartindo o prémio entre “dois títulos de qualidade excecional, reconhecidos internacionalmente, que se tornarão certamente dois marcos na rica história da animação portuguesa”, argumentou o júri da competição portuguesa.

Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” é o mais recente filme de Regina Pessoa, co-produzido entre Portugal (Abi Feijó, Ciclope Filmes), França (Reginald de Guillebon, Les Armateurs) e Canadá (Julie Roy, ONF), e desde a sua estreia tem sido amplamente galardoado, alcançando prémios em festivais aclamados como nos Annie Awards (EUA), Annecy (França), no Animamundi, Animafix e Animage (Brasil), Imaginária, Riga IFF (Letónia) e no Tokyo Anime Award Festival (Japão). O filme é também o grande foco da 15ª edição da ANIMAR, projeto educativo com o objetivo de despertar o interesse do público infanto-juvenil para o mundo cinemático. 

festival celebrou 20 anos de existência adaptando-se aos modos virtuais devido à pandemia mundial, e disponibilizou 12 sessões competitivas (169 filmes) e masterclasses apresentadas por grandes nomes da animação mundial.

Pode aceder à entrega de prémios na integra aqui.

Alto Patrocínio

Apoio

Membro fundador