“Ruby”, “Agouro” e “Dia de Festa” selecionados no Psarokokalo

12 Maio 2020

As curtas-metragens “Ruby”, “Agouro” e “Dia de Festa” foram selecionadas para a 12ª edição do Psarokokalo International Short Film Festival, a realizar-se de 15 a 20 de julho, em Cine Korissia (Grécia).

Ruby” de Mariana Gaivão, “Agouro” de David Doutel e Vasco Sá e “Dia de Festa” de Sofia Bost estão entre os filmes que integram a seleção oficial competitiva do Psarokokalo International Short Film Festival, onde terão a sua exibição.

A segunda curta-metragem de Mariana Gaivão, cuja estreia ocorreu no Curtas Vila do Conde 2019, onde recebeu o prémio de “Melhor Realização”, já tem percorrido caminho por festivais de renome a nível mundial, como no Festival du Nouveau Cinéma de Montréal ou o Internacional Film Festival Rotterdam (IFFR). Produzido por Mariana Gaivão, Alexander Gerner e pela Primeira Idade de Pedro Fernandes Duarte e Joana Gusmão, o filme retrata uma juventude em autodescoberta, acompanhando a jovem Ruby nos dias antes da sua melhor amiga, Millie, regressar a Inglaterra, e conta com a participação de Ruby Taylor e Millie Romer.

Agouro” é a terceira curta-metragem de animação realizada pela dupla David Doutel e Vasco Sá, após “Fuligem”, em 2014, e “O Sapateiro”, em 2011. Co-produzida entre Portugal (Bando À Parte) e França (Zéro de Conduite Productions), “Agouro” utiliza as técnicas tradicionais de animação e a pintura a óleo sobre vidro, e narra a relação entre dois primos num Portugal profundo, as crenças, desavenças, e uma força animal. Depois da sua estreia no Animafest - World Festival of Animated Films Zagreb (Croácia), o filme marcou presença em diversos festivais, sendo galardoado no Anima Mundi - Festival Internacional de Animação do Brasil, no Festival Voix d'Etoiles (França), no KuanDu International Animation Festival (Taiwan), no Tehran International Short Film Festival (Iran), no Busan International Short Film Festival (Korea) e no Shorts Mexico - Festival Internacional de Cortometrajes de México, entre outros.

Dia de Festa” é o primeiro filme de Sofia Bost e teve estreia internacional na Semana da Crítica do Festival de Cannes e estreia nacional no Curtas Vila do Conde 2019. Produzido pela Uma Pedra no Sapato, o filme acompanha o dia de Mena no aniversário da sua filha Clara, e conta com a participação das atrizes Rita Martins, Melissa Matos, Teresa Madruga, Sandra Celas, Mariana Silva, Sara Gonçalves e Fernanda Neves.

Desde 2006, o Festival Psarokokalo promove curtas-metragens de todo o mundo e inclui na sua programação exposições, concertos ao vivo e masterclasses. A cada ano, as atividades do festival expandem-se, recebendo uma maior participação de diferentes países.

Alto Patrocínio

Apoio

Membro fundador