“Nestor” e “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” finalistas dos Prémios Quirino

20 Fevereiro 2020

As curtas-metragens de animação “Nestor” e “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” estão nomeados para mais de três categorias dos Prémios Quirino de Animação Ibero-Americana, a realizarem-se de 16 a 18 de abril, em Tenerife (Espanha).

Naquela que é a terceira edição dos Prémios Quirino, Portugal destaca-se entre os restantes finalistas, com mais de 10 nomeações. Entre essas, encontram-se os filmes “Nestor” de João Gonzalez, sendo o filme com mais nomeações (quatro) e “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” de Regina Pessoa, com três nomeações.

Nestor”, segundo filme de João Gonzalez, foi realizado no âmbito do projeto de primeiro ano do mestrado em Animação, na Royal College of Art, em Londres. Teve a sua estreia em novembro do passado ano no festival Cinanima, onde foi premiado como o “Melhor Filme da Competição Nacional”. Nos Prémios Quirino, está nomeado para as categorias de “Melhor Curta-metragem Escolar de Animação”, “Melhor Desenvolvimento Visual de Obra de Animação”, “Melhor Desenho de Som e Música Original” e “Melhor Desenho de Animação de Obra de Animação Ibero-americana”.

Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” é o mais recente filme de Regina Pessoa, co-produzida entre Portugal (Abi Feijó, Ciclope Filmes), França (Reginald de Guillebon, Les Armateurs) e Canadá (Julie Roy, ONF), desde a sua estreia tem sido amplamente galardoado, alcançando prémios em festivais aclamados como no Annie Awards (EUA), Annecy (França), no Animamundi, Animafix e Animage (Brasil), Imaginária, e Riga IFF (Letónia). Nos Prémios Quirino, está nomeado para “Melhor Curta-metragem de Animação Ibero-americana”, “Melhor Desenho de Animação de Obra de Animação Ibero-americana” e “Melhor Desenvolvimento Visual de Obra de Animação Ibero-americana”.

Entre os 22 filmes finalistas, estão produções da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, México, Paraguai, Portugal e Espanha. 

Mais informações aqui.

Alto Patrocínio

Apoio

Membro fundador