“Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” é o grande foco da Animar 15

11 Fevereiro 2020

O galardoado filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora Regina Pessoa estará em destaque na exposição da 15ª edição da ANIMAR, projeto educativo com o objetivo de despertar o interesse do público infanto-juvenil para o mundo cinemático.

Desde 2005, a ANIMAR tem vindo a afirmar-se como um dos projetos educativos mais consistentes da região Norte de Portugal. Além de uma exposição, realizada anualmente, na Solar – Galeria de Arte Cinemática, a ANIMAR caracteriza-se pela continuidade da oferta formativa e do serviço educativo levado a cabo ao longo de todos os meses pela equipa da associação Curtas Metragens CRL, em parceria com várias entidades e instituições escolares. Como o próprio nome indica, o projeto privilegia o cinema de animação.

A exposição, com inauguração no dia 15 de fevereiro e estando patente até 6 de junho, terá como grande foco o filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias”, de Regina Pessoa e na comemoração dos 20 anos da carreira da cineasta. Na ANIMAR 15 estarão em exibição vários materiais utilizados na produção dos filmes de Regina Pessoa, que documentam o seu processo criativo – desde os registos textuais e gráficos que documentam a ideia inicial, aos vários ‘storyboards’, às imagens referência que inspiraram a autora e alguns dos objetos que pertenciam ao tio Tomás.

Aliado à exposição do filme de Regina, junta-se um segundo filme de animação, “Purpleboy” de Alexandre Bohrer Siqueira, premiado no Curtas Vila do Conde em 2019.

O principal objetivo da Animar é levar o cinema para dentro das escolas e aliciar o público infantil para o mundo cinemático, de forma a que compreendam o processo de "fabricação" de uma imagem em movimento, a familiarização com a linguagem cinematográfica, e a sua análise a partir de actividades práticas, simples e lúdicas . Para isso, realizadores, produtores e outros personagens do mundo do cinema são convidados a partilhar a sua experiência profissional com alunos da região, através de workshops e ateliês, de curta e média duração.

“Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias”, co-produzida produzido entre Portugal (Abi Feijó, Ciclope Filmes), França (Reginald de Guillebon, Les Armateurs) e Canadá (Julie Roy, ONF), é um comovente tributo a um poeta do quotidiano e um testemunho do amor da realizadora pelo seu tio excêntrico, pessoa que se tornou uma inspiração artística e desempenhou um papel fundamental no seu desenvolvimento como cineasta. 

Esta curta-metragem tem obtido reconhecimento no universo do cinema de animação, ao ser premiada, desde a sua estreia em festivais reconhecidos como nos os Annie Awards, em Annecy (França) onde foi galardoado galardoada duplamente, no Animamundi (Brasil), no qual também angariou dois prémios, e em Chicago (EUA) onde recebeu o prémio principal, entre outros. O filme esteve ainda na short list de 10 filmes dos Óscares e recebeu, em Outubro último, a candidatura para a nomeação para os European Film Awards de 2020.

Mais informações sobre a exposição aqui.

Alto Patrocínio

Apoio

Membro fundador