Ciclo de Cinema: «El novísimo cine portugués»

07 Outubro 2019

O ciclo de cinema “El Novísimo Cine Portugués”, composto por 15 curtas-metragens será exibido entre os dias 7 e 10 de Outubro, na sala Art House Azinema do BilbaoArte.

A Agência, em colaboração com o Instituto Camões e a Embaixada de Portugal juntaram-se à Fundação BilbaoArte para a criação do ciclo “El Novísimo Cine Portugués”, que será exibido entre os dias 7 e 10 de outubro, na sala Art House Azinema do BilbaoArte.

O programa, composto por 5 sessões, conta com um total de 15 curtas-metragens. “Semente Exterminadora”, de Pedro Neves Marques, "Como Fernando Pessoa Salvou Portugal", de Eugène Green, “Madness”, de João Viana, “Coelho Mau”, de Carlos Conceição, “Rio Entre Montanhas”, de José Magro, “Agouro”, de David Doutel e Vasco Sá ou "Altas Cidades de Ossadas", de João Salaviza, são alguns dos títulos a exibir.

O organizador escreve na apresentação do ciclo: "Foi na década de 90 que começou a ser percebido que, de uma indústria tão aparentemente periférica quanto a portuguesa, era possível iluminar o cinema de qualidade com identidade própria. De repente, o cinema português, além de alguns nomes icónicos que na sua singularidade escreveram o incomum da sua existência, foi revelado como uma nova primavera emergente e bons cineastas. Essa cinematografia próxima e vizinha não faturou dezenas de estreias todos os anos, a sua produção ficou longe das centenas de filmes longos produzidos no estado espanhol, mas a qualidade média do cenário, o risco e a personalidade média dessa cinematografia era surpreendentemente invejável.

Neste outono, a tradicional incursão no melhor cinema português do presente inclui uma emocionante jornada por 15 das suas curtas-metragens mais bem recebidas nos últimos anos. Entre as quinze curtas, estão nomes dos cineastas chamados para marcar o futuro da produção cinematográfica portuguesa. Quinze janelas para olhar para um país em que a criação cinematográfica é realizada a partir da sensibilidade e da inteligência, com o sabor reconhecível da personalidade de um país, de uma cultura."

Alto Patrocínio

Apoio

Membro fundador