Mariana Gaivão recebe prémio no Curtas Vila do Conde

16 Julho 2019

O palmarés do 27º Curtas Vila do Conde foi anunciado e Mariana Gaivão venceu o Prémio de Melhor Realização com a curta-metragem "Ruby".

Mariana Gaivão venceu, com a curta-metragem "Ruby", o Prémio de Melhor Realização do 27º Curtas Vila do Conde - Festival Internacional de Cinema, que se realizou de 6 a 14 de Julho. O galardão foi atribuído pelo júri internacional do certame, composto por Alejandro Díaz Castaño (director artístico do Gijon International Film Festival), Aya Koretzky (realizadora), Konstantina Kotzamani (realizadora), Kleber Mendonça Filho (realizador) e Leo Soesanto (crítico e director da comissão de seleção de curtas-metragens da Semaine de la Critique, Cannes).

O júri atribui o prémio a "Ruby" "pelo seu retrato agressivo e melancólico de uma juventude em autodescoberta, a lembrar-nos que "Teenage Kicks" (para citar uma música dos The undertones) para sempre, e pela sua bela fotografia, sentido de composição e paisagem."

Filha de dois mundos, aquele que os pais ingleses deixaram para trás e a terra portuguesa que a viu crescer mas que ainda lhe chama estrangeira, Ruby move-se entre as fronteiras de ambos sem pertencer a nenhum. A sua melhor amiga, Millie, irá regressar a Inglaterra, e o fim da infância de ambas encontra-se com o fim de um dia quente de Verão.

Mariana Gaivão começou o seu percurso como montadora, tendo colaborado em filmes exibidos e premiados mundialmente nos festivais de Cannes, Berlim, Veneza e Locarno, entre outros. A sua primeira curta-metragem, "Solo" estreou-se no Curtas Vila do Conde e venceu, entre outros, o prémio para Melhor Curta Metragem do Festival Du Nouveau Cinéma de Montreal, após o qual é seleccionada para o Berlinale Talents, como talento emergente na área da Realização. Seguidamente, realiza a curta-metragem “First Light”, carta branca encomendada para a abertura do 42ª Festival Du Nouveau Cinéma, e recentemente, “Ruby”, uma produção Primeira Idade. 

Alto Patrocínio

Apoio

Membro fundador