Carta Branca a Gonçalo Almeida no FEST

24 Junho 2019

No âmbito da celebração do seu 20º aniversário, a Agência apresenta a “Carta Branca aos Realizadores Portugueses” que, no espaço de um ano, irá percorrer os diversos festivais de cinema com sessões de celebração da cinematografia nacional do século XXI.

A Agência apresenta no território português de norte a sul, um programa alargado de cinema intitulado “Carta Branca aos Realizadores Portugueses” e que, no espaço de um ano, até Maio de 2020, irá percorrer 20 festivais de cinema portugueses com sessões de celebração da cinematografia nacional do século XXI.

O segundo acto desta iniciativa, que se iniciou no Festival de Cinema Luso Brasileiro com a curadoria do realizador Rodrigo Areias, teve lugar no FEST - NEW DIRECTORS NEW FILMS em Espinho. O festival desafiou o realizador Gonçalo Almeida a apresentar uma sessão programada por si. O realizador pintou “um retrato do cinema português”, pela mão de Pedro Fortes ("A Rapariga no Espelho"), Alberto Seixas Santos ("A Rapariga da Mão Morta"), Pedro Caldas ("Europa 2007"), Ricardo Almeida ("A Primeira Noite"), Bárbara Oliveira e João Rodrigues ("Lugar em Parte Nenhuma"), focando-se no universo feminino através do cinema, um tema recorrente no seu próprio trabalho.

O realizador justifica a escolha: "O espólio cinematográfico da Agência é vasto. Quando me foi proposta a missão de seleccionar filmes do catálogo, aproveitei a oportunidade para viajar para sítios onde nunca antes tinha ido, ver filmes que nunca vi, feitos por pessoas que desconheço. Dessa forma, tentei pintar um retrato do cinema Português que também é algo que não me é muito familiar, apesar de viver em Portugal e fazer filmes aqui. Por outro lado, introduzi alguma constância ao me focar em algo que é comum a todo o meu trabalho. Sempre tentei entender as mulheres através do cinema e dessa forma, interesso-me por personagens femininas. Então, o tema deste conjunto de obras é: A mulher. A mulher em diferentes geografias, demografias e de diferentes estractos sociais. Uma mulher que, nos diversos universos por ela habitados, se encontra perdida; À mercê de um cosmos ingrato e indiferente." 

A iniciativa Carta Branca aos Realizadores foi pensada como uma mostra de cinema português de processo invertido convocando as pessoas que pensam cinema na sua origem – os criadores - para se colocarem no papel do programador e fazer uma revisitação ao cinema nacional numa sessão de curtas-metragens. A nomeação de cada uma das personalidades é da responsabilidade do festival anfitrião, e o cineasta é desafiado a apresentar um cinema português crítico e inventivo narrado pelo próprio num olhar para os seus pares, onde haverá espaço para refletir sobre as mudanças significativas que foram operadas no cinema português no novo século.

As acções seguintes desta iniciativa terão lugar no Curtas Vila do Conde Festival Internacional de Cinema em Julho que apresentará um programa elaborado por João Nicolau, e a seguir MDOC - Festival Internacional de Documentário de Melgaço (Eduardo Brito), MotelX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa (João Pedro Rodrigues), Queer Lisboa Festival Internacional de Cinema (Cláudia Varejão), Close-Up Observatório de Cinema de Famalicão (Pedro Serrazina), Doclisboa Festival Internacional de Cinema (Mariana Gaivão), Vista Curta- Festival de Curtas de Viseu (Regina Pessoa), Temps D’Images Lisboa (Paulo Furtado), Inshadow Lisbon ScreenDance Festival (Rui Xavier), Cinanima Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho (Vasco Sá e David Doutel), Caminhos do Cinema Português (João Salaviza), Porto/Post/Doc (Mónica Santos e Alice Guimarães), Monstra - Festival de Animação de Lisboa (José Miguel Ribeiro), Cortex Festival de Curtas-Metragens de Sintra (Patrick Mendes), IndieLisboa Festival Internacional de Cinema (Gabriel Abrantes), Encontros de Cinema de Viana de Castelo (Manuel Mozos), Fantasporto Festival Internacional de Cinema Fantástico do Porto (José Magro) e Leiria Film Festival (Edgar Pêra).

Alto Patrocínio

Apoio

Membro fundador