"Dia de Festa" na Semana da Crítica do Festival de Cannes

22 Abril 2019

"Dia de Festa", curta-metragem da realizadora portuguesa Sofia Bost, terá estreia mundial na competição oficial da Semana da Crítica do Festival de Cinema de Cannes

A curta-metragem da realizadora portuguesa Sofia Bost, que marca a estreia na realização com "Dia de Festa", foi seleccionada para integrar a competição oficial da Semana da Crítica do Festival de Cinema de Cannes, que se realiza entre 15 e 23 de Maio em França.

Produzida pela Uma Pedra no Sapato e com promoção internacional da Agência da Curta Metragem, "Dia de Festa" acompanha o dia de Mena no aniversário da sua filha Clara, e conta com a participação das actrizes Rita Martins, Melissa Matos, Teresa Madruga, Sandra Celas, Mariana Silva, Sara Gonçalves e Fernanda Neves.

Sofia Bost revela: "O filme observa a complexidade das relações entre mães e filhas - um tema que me interessa há muito tempo e que já tinha começado a explorar na escola de cinema. Quando li o argumento do Tiago Bastos Capitão soube logo que era o projecto certo para mim.”

Sofia Bost nasceu em Lausanne, na Suíça, em 1986. Licenciou-se em Ciências da Comunicação em Lisboa e concluiu o mestrado em Filmmaking na London Film School. Vive e trabalha em Lisboa.

Criada em 1962 pela União Francesa dos Críticos de Cinema como uma seção paralela do Festival de Cinema de Cannes, a Semana da Crítica concentra-se na descoberta de novos talentos. Nesta secção foram exibidos filmes de realizadores portugueses como Carlos Conceição, Duarte Coimbra, Pedro Peralta ou Cristéle Alves Meira. A comissão de seleção, composta por críticos membros da União Francesa de Críticos de Cinema, revelam os universos únicos destes talentos emergentes. "Dia de Festa" concorrerá ao Leica Cine Discovery para curtas-metragens e o Prêmio Rising Star da Fundação Louis Roederer. Para além destes, serão atribuídos o Prémio Gan Foundation para Distribuição, o Prémio SACD e o Prémio Canal + para curtas-metragens.
Depois da exibição em Cannes, a Semana da Crítica acompanhará Sofia Bost através do programa Next Step, um workshop de uma semana a realizar-se em dezembro, com o objetivo de impulsionar a sua carreira num projecto seguinte.

Alto Patrocínio

Apoio

Membro fundador