Estreia mundial do novo filme de Regina Pessoa na MONSTRA

19 Março 2019

O novo filme de animação de Regina Pessoa, "O Tio Tomás, A Contabilidade Dos Dias", vai ter estreia mundial a 21 de março, no Monstra - Festival de Animação de Lisboa.

Regina Pessoa estreará esta curta-metragem numa edição da MONSTRA que lhe dedicará uma exposição na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, pelos 25 anos de trabalho conjunto com o produtor e realizador Abi Feijó.

"O Tio Tomás, A Contabilidade Dos Dias", que aborda a idade adulta, sucede a três filmes com os quais a realizadora se debruçou sobre infância: "Noite" (1999), "História TrágicaCcom Final Feliz" (2005) e "Kali, O Pequeno Vampiro" (2012).

A narrativa apresenta um homem, numa rotina do dia-a-dia do trabalho, e uma menina a quem ensina a desenhar na parede junto à lareira, com um pedaço de madeira queimada. Num registo a preto e branco, em gravura animada, habitual no trabalho de Regina Pessoa, há apenas uma nota de cor, vermelha, a pontuar algumas cenas do filme.

A curta-metragem tem coprodução internacional com França e Canadá.

Nascida em Coimbra, em 1969, Regina Pessoa é uma das mais premiadas realizadoras de sempre do cinema de animação, português. "História trágica Com Final Feliz" e "Kali, O Pequeno Vampiro" somam mais de 80 distinções.

Alto Patrocínio

Apoio

Membro fundador