"Russa" venceu prémio no festival Stuttgarter Filmwinter

21 Janeiro 2019

A curta-metragem "Russa", realizada por João Salaviza e Ricardo Alves Jr. venceu o prémio "TEAM-WORK-AWARD” do festival Stuttgarter Filmwinter que decorreu na Alemanha.

Segundo o júri do festival "The two directors achieved in their film an intimate relationship with their protagonist. This portrait of a woman out on a short parole from her term in jail is reflected with an impressive cinematographic consciousness of Russa's personality, her sense of community in an environment where it is least expected. The film depicts Russa with outstandingly sensitive camera work and succeeds at extending the character a kind of dignity often denied in worlds other than cinema."

A convite da Câmara Municipal do Porto, os realizadores estiveram  em residência artística durante três meses deste ano, para a produção de uma curta-metragem no âmbito do programa municipal Cultura em Expansão. O lugar escolhido para a criação deste filme foi o Bairro do Aleixo e a obra foi construída num processo colaborativo entre um grupo de moradores e a dupla de realizadores. As narrativas e fragmentos de intimidade que encontraram no território escolhido, o Bairro do Aleixo, transformaram-se na matéria de um filme, por eles realizado, intitulado “Russa”.

 

 

Alto Patrocínio

Apoio

Membro fundador