Agência inicia a celebração dos 20 anos em Clermont

18 Janeiro 2019

Agência da Curta Metragem inicia a celebração dos 20 anos no maior festival de curtas-metragens da Europa, que terá lugar entre 1 e 9 de fevereiro de 2019, em França.


A Agência da Curta Metragem inicia a celebração dos 20 anos no maior festival de curtas-metragens da Europa, que terá lugar entre 1 e 9 de fevereiro de 2019, em França.

A 41ª edição do Festival de Cinema de Clermont-Ferrand arranca no próximo dia 1 de fevereiro, com a curta “Como Fernando Pessoa Salvou Portugal” em competição, esta que é a primeira  iniciativa que assinala a celebração dos 20 anos da Agência da Curta Metragem. À semelhança dos anos anteriores, a agência voltará a marcar presença no Mercado, a decorrer em paralelo, para assegurar a promoção e divulgação da produção portuguesa naquele que é o maior e mais prestigiado festival de curtas-metragens da Europa.

O filme “Como Fernando Pessoa Salvou Portugal” de Eugène Green com d’ O Som e a Fúria integra a competição francesa. A curta-metragem, protagonizada por Carloto Cotta, Manuel Mozos, Diogo Dória, Alexandro Pierroni Calado, Ricardo Gross, Mia Tomé e o próprio Eugène Green, é uma bem humorada viagem ao universo de Fernando Pessoa. A narrativa é baseada num dos episódios mais célebres da carreira publicista do heterónimo Álvaro de Campos, autor do célebre slogan “Primeiro estranha-se, depois entranha-se”, criado em 1927 para a entrada da Coca-Cola em território português.

A Agência da Curta Metragem voltará a marcar presença em Clermont-Ferrand através de um stand promocional no Mercado da Curta Metragem. O evento, a decorrer em paralelo ao festival, recebe, todos os anos, mais de 3300 profissionais do sector cinematográfico fazendo deste um espaço de extrema importância na divulgação do cinema português. Para além das ações de promoção e divulgação das mais de 400 obras representadas pela agência.

Em paralelo decorre também o fórum europeu “Euro Connection”, de coprodução cinematográfica, no qual estará presente a realizadora Mónica Santos, com o projeto da curta-metragem “The Pink Jacket”.

Para dar início à celebração dos 20 anos, a agência irá realizar uma festa com a presença dos dj’s Miguel Dias e Sérgio Gomes em formato Curtas Vila do Conde Soundsystem no dia 3 de fevereiro no Le Fotomat.

Alto Patrocínio

Apoio

Membro fundador