"Anteu" de João Vladimiro no New York Film Festival

28 Agosto 2018

A curta-metragem "Anteu", de João Vladimiro, foi seleccionada para o New York Film Festival, a decorrer naquela cidade norte-americana entre 28 de setembro e 14 de outubro.

A 56ª edição do New York Film Festival acontece já no final do mês de setembro e o filme "Anteu", do realizador português João Vladimiro, integrará a secção do programa dedicada às curtas-metragens.

Realizada por João Vladimiro e produzida pela Terratreme em parceria com a Pomme Hurlant, o filme é descrito pelo festival como um trabalho vividamente estilizado e formalmente audacioso do realizador português que acompanha a vida de um jovem à medida que ele se torna gradualmente a última pessoa viva da sua aldeia. O filme narra a história de Anteu, que nasce numa aldeia onde é a única criança. Um a um vão desaparecendo os habitantes da aldeia e Anteu, agora com 17 anos, fica sozinho. Certa noite um sonho desperta-o: quem o enterrará a ele?

O filme foi rodado na aldeia de Covas do Monte, com a participação dos seus habitantes como atores, e conta ainda com a colaboração de Frederico Lobo e Luís Palito na escrita do argumento e de Gonçalo M. Tavares na narração.

Na altura da sua estreia mundial, na última edição do Curtas de Vila do Conde, Paulo Cunha escreveu sobre o filme para o catálogo do evento:

“Anteu” é um filme de contrastes e opostos, às vezes conciliáveis (o som e o silêncio, o preto-e-branco e a cor), outras não (o berço e a cova), muitas vezes sobrepostos de forma a permitir a criação de novos sentidos (como na narração a duas vozes, por Gonçalo M. Tavares e pelo próprio João Vladimiro). João Vladimiro propõe uma reflexão sobre a vida e a morte como ritos que transformam a paisagem, mas também uma procura do lugar do homem enquanto ser telúrico, do seu desenraizamento e do papel mediador da natureza enquanto forma de compreender o mundo na sua complexidade.

O New York Film Festival decorre entre 28 de setembro e 14 de outubro e é considerado um dos mais importantes dos Estados Unidos da América. Mais informação disponivel aqui.

Alto Patrocínio

Apoio

Membro fundador