"A Sonolenta" vence prémio em Verona

09 Agosto 2018

A curta-metragem de Marta Monteiro, "A Sonolenta", vence prémio para melhor filme de animação em Verona.

A curta-metragem de animação portuguesa "A Sonolenta", realizada por Marta Monteiro, tem conquistado vários prémios em festivais nacionais e internacionais dedicados àquele género cinematográfico.

Desta feita, o festival italiano San Gió, em Verona, atribuiu à curta o Prémio para Melhor Filme de Animação, justificando-o pela "delicadeza com a qual a realizadora cita as origens da animação, criando uma fantasia sinuosa e poética de pura beleza visual".

Produzida pela Animais AVPL, "A Sonolenta" narra a história de Maria, uma jovem menina criada de um casal, que se vê privada de dormir, ora pelo choro da criança, ora pelos pedidos dos senhores. Para este filme, a realizadora Marta Monteiro recorreu aos métodos tradicionais da animação 2D.

Na altura da sua estreia mundial, na última edição do Curtas de Vila do Conde, Natacha Moreira escreveu sobre o filme para o catálogo do evento:

"Sonolenta" é a segunda incursão da ilustradora na realização (depois de "A Independência de Espírito", em 2011) e a primeira presença em competição no Curtas Vila do Conde. Filme baseado no conto homónimo de Anton Tchekov, conta-nos a história de uma menina que, numa casa, é responsável por tomar conta de um bebé e por todas as actividades domésticas. Quando, nas poucas pausas que tem do muito trabalho que lhe exigem, poderia finalmente dormir, o bebé chora muito e não a deixa descansar. Ouve-se no início do filme a canção de embalar "...a mãezinha logo vem...", mas não, a mãe quase nunca virá e o bebé chora e chora. Quando o bebé está finalmente em sossego, ela quase se esvai num sono que parece ali tão perto... até que o choro recomeça. A menina sonha com o descanso e com um colo também para ela, enquanto vai dando ao bebé o colo que também precisa. Os dias repetem-se em rituais mecânicos de trabalho, vivendo num estado de entorpecimento. Por fim, a menina, esgotada, faz o que o corpo cansado lhe pede.

O festival de San Gió terminou no passado dia 27 de julho. Mais informações aqui.

Alto Patrocínio

Apoio

Membro fundador