"Grbavica" e "Como Fernando Pessoa Salvou Portugal" em Locarno

22 Julho 2018

"Como Fernando Pessoa Salvou Portugal" de Eugène Green e "Grbavica" de Manel Raga Raga são duas das três curtas-metragens portuguesas seleccionadas para o Locarno Festival.

“Como Fernando Pessoa Salvou Portugal”, de Eugène Green, vai integrar a competição da secção Signs of Life da 71.ª edição do Festival de Locarno e “Grbavica”, de Manel Raga Raga, vai integrar a competição Pardi di Domani da 71.ª edição do Festival de Locarno, que decorre de 1 a 11 de agosto de 2018 naquela cidade suíça.

“Grbavica” é o mais recente filme de Manel Raga Raga, realizador catalão emergente, que conta com direção de fotografia do realizador português André Gil Mata. Rodada no bairro de Grbavica, em Sarajevo, na Bósnia, a curta-metragem, a preto e branco e composta por contínuos planos-sequência de cadência solene, é baseada no conto “Um Fratricídio” de Franz Kafka. Em pano de fundo, surge uma Sarajevo sombria e ainda despedaçada.

“Como Fernando Pessoa Salvou Portugal”, que estreou em Portugal no dia 22 de julho com honras de encerramento no Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, é o mais recente filme do francês Eugène Green, o mais português dos cineastas nascidos nos Estados Unidos. A curta-metragem, protagonizada por Carloto Cotta, Diogo Dória, Ricardo Gross e Manuel Mozos, é uma bem humorada viagem ao universo de Fernando Pessoa. A narrativa é baseada num dos episódios mais célebres da carreira publicista do heterónimo Álvaro de Campos, autor do célebre slogan “Primeiro estranha-se, depois entranha-se”, criado em 1927 para a entrada da Coca-Cola em território português. A bebida viria a ser proibida em Portugal e só chegaria a ser comercializada 50 anos depois daquele episódio.

O filme “Como Fernando Pessoa Salvou Portugal” é fruto de uma coprodução entre França (Noodles Production), Bélgica (Les Films du Fleuve dos irmãos Dardenne) e Portugal (O Som e a Fúria) e será exibido em Locarno no próximo dia 4 de agosto na secção Signs of Life.

"Grbavica" é uma co-produção entre a C.R.I.M., Film Factory e La Foradada Films, e fará a sua estria mundial na competição Pardi di Domani no dia 5 de agosto.

 

Alto Patrocínio

Apoio

Membro fundador